Cerrado Mineiro

Brasil

No coração do infinito interior brasileiro, o território do Cerrado Mineiro oferece um espetáculo natural imponente. Esta ecorregião apresenta uma variedade biológica única no mundo: depois da Amazônia, é a área do Brasil que hospeda o maior número de habitats naturais diferentes, e é coberta por uma savana muito rica que se divide em florestas, zonas mais áridas e áreas pantanosas. Aqui vive uma quantidade surpreendente de espécies vegetais e animais, entre as quais muitas endêmicas.

Muito embora a agricultura somente tenha sido introduzida recentemente, os planaltos do Cerrado Mineiro, cujo clima tropical alterna-se claramente de um inverno seco a um verão úmido, consituindo-se em um território ideal para o cultivo do café. As temperaturas anuais amenas, as pequenas precipitações durante o período da colheita e a altitude característica são alguns dos fatores que contribuem e fazem do café Arábica do Cerrado Mineiro uma das variedades de maior prestígio do planeta.

N/A°

Glaucio de Castro

Brasil

monoarabica Glaucio de Castro
:
Glaucio de Castro
:
Cerrado Mineiro
:
1998

Da Fazenda se vê brilhar o verde intenso da plantação. Amanheceu há pouco e Glaucio de Castro está observando cuidadosamente o planalto à procura de “sinais”: com o passar dos anos aprendeu a reconhecer a chegada de uma colheita luxuriante exatamente pela cor dos seus campos. No Cerrado Mineiro trabalha-se assim, dedicando a máxima atenção à terra. Aqui, todos os anos, são efetuadas escrupulosas análises do solo, para verificar o seu estado de saúde e aumentar a sua produtividade.
Foi com a mesma paixão pela qualidade que o pai de Glaucio comprou esta fazenda, no início dos anos 80. O seu desejo era claro: Cultivar um café de alto nível. Desde então aquele objetivo marcou o futuro da plantação, traçando uma história feita de trabalho intenso, mas também de sucesso e muitas satisfações.
Pouco tempo depois, a compra de sofisticados maquinários constituiu um investimento de escala para a empresa: com a aumento da qualidade e também da quantidade produzida, desta forma, Glaucio passou, orgulhosamente, a fazer parte do grupo dos fornecedores illy, que para ele vieram a se tornar uma autêntica família.
O desejo de alcançar metas ambiciosas permaneceu e hoje o café continua a ser a idéia fixa de Glaucio: A primeira fonte de riqueza da sua empresa, mas também um companheiro “quente” em uma tarde de conversas com os amigos.
Glaucio já sabe que quando os seus filhos crescerem serão eles que irão cuidar daquele café. E até mesmo agora, enquanto olha para longe, está preparando o terreno para o futuro de seus filhos.