Chikmagalur

Índia

Foi na zona meridional do subcontinente, no distrito de Chikmagalur na região de Karnataka, que o café chegou pela primeira vez na Índia, há cerca de 350 anos atrás. Parece que quem o levou para lá tenha sido Baba Budan, um monge Sufi ainda hoje venerado pelos hinduístas e muçulmanos. Muito embora seja cercada por cumes imponentes, a área é predominantemente de colinas, com altitudes médias entre 700 e 1.200 metros, e oferece um agradável clima temperado e uma vegetação luxuriante,

entre a qual pode-se encontrar uma grande quantidade de animais e, sem ser incomodado, o pássaro nacional indiano, o pavão, que exibe a sua cauda. Aqui vivem cerca de 1.500 cultivadores, a maior parte dos quais com pequenas propriedades. Além do café, nesta terra crescem baunilha, pimenta, laranja cardamomo, com uma variedade de aromas e perfumes inebriantes aos quais se entrelaçam os sabores de tantas lendas locais. É também a esta riqueza que o famoso café de Chikmagalur deve a sua personalidade única.

N/A°

Vaidhyanathan Murali

Índia

monoarabica Murali
:
Vaidhyanathan Murali
:
Chikmagalur
:
2002

As árvores de fruta e aquelas de maior porte fazem sombra na plantação, também às plantas de café, que tingem de verde as encostas das montanhas. Vaidhyanathan Murali é muito feliz de poder viver nesta parte do mundo, onde homens e animais coexistem em paz.
A paisagem da região de Chikmagalur não mudou muito desde quando seu pai, nos anos 50, começou a visitar a zona por conta de uma sociedade inglesa que comercializava café. Foi amor à primeira vista e, tão logo teve condições, adquiriu três plantações.

Neste momento Murali está exatamente em um daqueles terrenos. Para ele, como para seu pai, o café é tudo: antes ainda da sua profissão, foi o seu sabor doce da infância, quando saboreado com leite quente e açúcar,  segundo o típico costume Tamil,  a mãe o preparava para o dejejum. Cultivar em Chikmagalur significa ter respeito por um delicado equilíbrio natural. Murali tem certeza que esta seja a nota a mais do seu prestigioso café, que recolhe tantos sucessos na própria pátria e no exterior e que também conquistou a illy: assim, com a empresa nasceu uma colaboração duradoura, feita de estima e cumplicidade.
É quase noite e, voltando para casa, Murali sorri enquanto imagina o seu café partir do encanto da plantação e viajar pelo mundo.